quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Cuidados de higiene com o seu gato

Os gatos são animais muito asseados, mas existem alguns cuidados de higiene que os donos devem garantir e que contribuem de uma forma decisiva para o bem-estar dos animais. No aspecto da higiene, os gatos de pelo comprido necessitam de uma assistência mais próxima e frequente.
A utilização do caixote

Os gatos devem dispor desde cedo de um local adequado para os seus dejectos.

O caixote normalmente utilizado para este efeito, contendo a areia ou o granulado adequado, deverá estar colocado sempre no mesmo local. Deverá igualmente ser mantido limpo, caso contrário o gato preferirá não o utilizar. Assim, as fezes deverão ser removidas diariamente e a areia ou granulado substituídos seguindo as instruções da embalagem ou sempre que verifique ser necessário.

Mesmo que o seu gato passe grande parte do dia no exterior, mantenha sempre em casa um caixote para dejectos pois o animal poderá ter necessidade de o utilizar, mesmo durante o pouco espaço de tempo que está dentro de casa.

Os gatos aprendem facilmente a utilizar o caixote. Bastará que observe o animal atentamente, em especial quando ele acordar e depois das refeições, e quando lhe parecer que irá defecar ou urinar deverá colocá-lo no caixote. Em pouco tempo ele irá ao caixote sozinho. Muitas vezes, os gatinhos aprendem a utilizar o caixote apenas observando a mãe.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Concordo prefeitamente com o texto pois os gatos estão sempre a lavarem-se, é necessário limpar o caixote caso contrário não aprenderão onde fazer as necessidades.