quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Banhos

Para um gato que normalmente esteja em casa, um banho mensal é suficiente. No entanto, para que os gatos gostem de tomar banho é normalmente necessário habituá-los desde jovens.



Utilize água morna, pelo menos à temperatura corporal, e um champô adequado para gatos (anti-parasitário ou apenas de beleza) ou, não sendo possível, um champô para bebés. Tenha o cuidado de manter a cabeça do gato fora de água e de não deixar escorrer água ou champô para os olhos ou para dentro dos ouvidos.


Tenha a água já dentro da banheira ou do alguidar quando ali colocar o gato, para que ele não se assuste com o barulho das torneiras; evite também jactos de água fortes. Será preferível cuidar dos olhos em separado, limpando-os com um pedaço de algodão ou com uma toalha embebida em água.



Durante o banho poderá também tapar os ouvidos com algodão para evitar problemas. Depois do banho seque o gato com uma toalha; escove então o pelo e, caso o animal esteja habituado poderá utilizar um secador de cabelo comum, não muito forte, nem na temperatura máxima.



Se o seu gato tem uma verdadeira aversão à água, se assegura a realização da sua higiene diária e se está sempre em casa, poderá resolver o problema com uma limpeza periódica utilizando uma toalha húmida e quente.

Nenhum comentário: